Horacio Junior

A Homofobia nos estádios tem que acabar

Nos anos 50 era comum no sul dos EUA a segregação racial. Os negros tinham banheiros diferenciados dos brancos, assentos diferenciados no Ônibus. O racismo era uma espécie de “darwinismo social” onde a raça branca era superior a raça negra.

No Brasil as mulheres só ganharam direito a voto em 1932 quando Getúlio Vargas simplifica e retira todas as restrições ao voto feminino.

Os breves exemplos são para exemplificar que a moral muda ao longo do tempo. Hábitos antigos na lente dos dias atuais soam como absurdo. Mas se estivéssemos vivendo essa época antiga veríamos muita gente defendendo a manutenção de um status quo retrógrado.

Recentemente tivemos o debate sobre a homofobia nos estádios. Chegou a hora de falarmos sobre esse assunto. Penso que estamos numa era de transição e por mais que o menino palmeirense tenha cometido homofobia mesmo sendo gay, não importa se é hipocrisia ou não. Todos nós já ecoamos cantos homofóbicos nos estádios e muito em breve eu espero que isso seja tratado como uma atitude ridícula e inaceitável. Simplesmente não cabe mais e existem formas mais efetivas de se incentivar um time a vitória.

Da mesma forma que no passado houve a resistência a segregação racial e ao voto feminino existem os argumentos contrários a esta tese como se tudo não passasse de um vitimismo gay, mimimi, (termo muito usado para se reduzir debates no qual não temos capacidade de argumentar com maturidade), Há que atribua o assunto a chatice do politicamente correto, mas pra mim vai um pouco além do politicamente correto, é uma questão de caráter já.

A luta contra a homofobia é uma luta justa e aqueles que ainda não enxergam valor a causa cometem os mesmos erros de quem foi resistente à segregação racial ou o voto feminino no passado. Numa sociedade tão individualista onde o cada vez mais cultuamos o nosso ego as pessoas tem dificuldade em observar que a moral muda, tem dificuldade em se colocar na posição de quem luta por um status quo diferente por que não conseguem olhar além das próprias experiências e ai, tudo vira “mimimi.

Como canta o genial Bob Dylan

The Times they are a-changin¹

 

¹Tradução = Os tempos estão mudando

O quanto Você Gostou do Post?

Deixe Seu Comentário